Orientações para Psicoterapia Online
- fantileticia1
- 29 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de nov. de 2024
A prestação de serviços psicológicos intermediados por tecnologias da informação e da comunicação é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia desde 2018 (CFP nº 011/2018). Com as medidas de biossegurança previstas pelas autoridades sanitárias diante da pandemia de coronavírus, o Conselho Federal de Psicologia (CFP nº 04/2020) flexibilizou a atuação dos psicólogos de forma remota e reforçou os cuidados que os profissionais devem manter com o cumprimento do código de ética.
O Conselho Federal de Psicologia criou o E-Psi, um sistema de cadastro online onde constam todos os profissionais que estão devidamente autorizados para prestar serviços psicológicos online. Caso queira se certificar, você pode me encontrar lá! Basta acessar ao site (https://e-psi.cfp.org.br/) e inserir meu nome completo e meu número de registro no conselho (Letícia Fanti Pedreira da Silva - CRP 06/169021).

Para iniciar psicoterapia à distância são necessárias algumas orientações para que o atendimento possa ocorrer de maneira segura e ética:
1) Procure um local onde sua privacidade seja garantida. É proibido que outras pessoas estejam com você no momento do atendimento ou possam ter acesso ao local livremente. Somente a psicóloga e você podem saber o que se passa durante a sessão de psicoterapia.
2) Evite distrações durante o atendimento: fumar, comer ou ingerir bebidas alcóolicas no transcorrer das sessões. Também é recomendável que evite o acesso de animais de estimação ao local de atendimento.
3) Silencie as notificações e alertas de mensagens no smartphone.
4) Procure deixar o espaço confortável para você. Se possível, com lenços de papel e água.
5) É importante utilizar fones de ouvido com microfone para reduzir a captação do barulho do ambiente e garantir a segurança sobre o que é falado.
6) Quando utilizar dispositivos móveis como tablets ou smartphones, mantenha-os em uma posição fixa e se possível também conecte fones de ouvido.
7) Para os atendimentos online, é proibido utilizar computadores de acesso coletivo.
8) Mantenha o programa de antivírus do seu aparelho atualizado para garantir a segurança de seus dados!
9) Coloque senha para que somente você tenha acesso aos aparelhos onde serão feitos os atendimentos (smartphone/tablet/notebook).
10) Os atendimentos psicológicos serão realizados via chamada de vídeo no Google Meet. Você terá uma sala fixa com um link de acesso que será só seu. Assim, nos horários de seus atendimentos, você poderá acessar a sala sem precisar de autorização prévia. Caso haja algum problema na conexão da minha ou da sua internet, podemos continuar o atendimento via chamada telefônica. Assim, privilegiamos melhor o que é dito. Eu ligarei para você, não se preocupe!
11) Os atendimentos online têm duração de aproximadamente 50 minutos e ocorrem uma vez por semana.
12) Os pagamentos devem ser efetuados antes de cada atendimento clínico. As formas de pagamento são transferências bancárias via TED, DOC ou PIX.
13) Caso você se atrase para o atendimento, os minutos de atraso não poderão ser repostos. Evite atrasos!
Prontinho! Com essas orientações básicas, você já está preparado para solicitar atendimento à distância! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo whatsapp!




Comentários